Agricultores da região Oeste são beneficiados com Programa de Melhoramento Genético da EBDA
EBDA/Assimp
Agricultores familiares de Santa Maria da Vitória, no Oeste do Estado, assistidos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), estão participando do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino da Agricultura Familiar. Até o final de fevereiro, 300 vacas serão submetidas à técnica de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), método que permite inseminar as matrizes em dia e hora pré-determinada.
O trabalho, capitaneado pela Diretoria de Pecuária da empresa, tem como objetivo beneficiar agricultores familiares que desejam melhorar a qualidade genética de seus plantéis, para a produção de leite. O diretor de Pecuária, Marcelo Matos, explica que a intenção da empresa é fomentar a cadeia produtiva do leite da agricultura familiar. “Estamos distribuindo mudas de palma para que os agricultores implantem reserva estratégica para os períodos de estiagem, melhorando assim a alimentação animal”, disse o diretor, que complementou: “os agricultores também são assistidos por técnicos especialistas em produção de leite, e sendo estimulados a acessarem as políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Leite, que possibilita a comercialização do leite a preço justo”.
Segundo o veterinário e coordenador estadual do Programa, Ivan Carlos Viana, a técnica de IATF possibilita que as matrizes selecionadas para o procedimento sejam estimuladas a entrarem no cio com a utilização de hormônios, podendo assim programar o dia e horário para os procedimentos. “São utilizados sêmen de qualidade comprovada, colhido de touros de alto padrão genético das raças Gir e Guzerá leiteiros, dos plantéis da EBDA”, disse Viana. O veterinário ressalta que esse método pode ser realizado sem deslocar os animais da propriedade.
O próximo município a ser contemplado com as ações do Programa será o de Feira da Mata, de potencial agrícola e pecuário, também na região Oeste da Bahia. Lá, serão inseminadas mais 300 matrizes, com atividades programadas para o início da segunda quinzena deste mês de fevereiro.
Para participar das ações, o agricultor deve possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), e procurar uma unidade da EBDA mais próxima de sua comunidade,expressando interesse em participar do Programa.
www.chorrochoonline.com CONECTADO COM VOCÊ |